Redação
A empresária Rosângela Cardoso, proprietária do Zen Adega e Restaurante, no setor Jaó, em Goiânia, tem utilizado as redes sociais para defender o direito ao tratamento em saúde mental. Há oito meses, ela perdeu o filho, Matheus, vítima de um transtorno mental, que define como “câncer da alma”. Em homenagem a ele, criou o Instituto Matheus Zen, voltado ao acolhimento e à conscientização sobre o tema.
“Meu filho não morreu por falta de amor. Ele morreu por uma doença que ainda é invisível para muitos: o transtorno mental”, afirmou a empresária em uma das publicações. Para ela, há um direito básico que vem sendo negado diariamente: o acesso ao tratamento adequado.
Rosângela destaca a dificuldade enfrentada por famílias que buscam ajuda. Segundo ela, são poucas as clínicas que oferecem atendimento gratuito e a maioria dos serviços especializados, como psiquiatras e internações, é particular. “O resultado disso está diante dos nossos olhos. Os presídios estão cheios de pessoas que adoeceram e não foram tratadas. As ruas estão cheias de pessoas em sofrimento psíquico, abandonadas, invisíveis, sem acolhimento. E, dentro de casa, famílias inteiras estão em colapso”, declarou.
A empresária reforça que saúde mental “não é luxo, não é fraqueza e não é escolha”, mas sim uma doença que precisa de tratamento. Ela afirma conviver com mães que enfrentam situações semelhantes. “Hoje eu convivo com várias mães desesperadas, com filhos em crise, procurando ajuda e encontrando portas fechadas. Quantos Matheus mais nós vamos ter que perder?”, questiona.
Carta aberta ao governador
No dia 4 de fevereiro de 2026, Rosângela publicou uma carta aberta ao governador Ronaldo Caiado pedindo apoio para transformar o prédio do antigo Hospital Santa Genoveva, atualmente desativado e próximo de ir a leilão, em um centro especializado em saúde mental.
“Esse espaço já cumpriu sua missão de cuidar de vidas e hoje se encontra sucateado, sem função social, enquanto a saúde mental da população vive uma das maiores crises da nossa história. A proposta do Instituto Matheus Zen é resgatar a vocação original desse lugar: cuidar das pessoas”, escreveu.
A proposta prevê a criação de um centro de atendimento e internação humanizada, integrando psiquiatria, psicoterapia, saúde integrativa e holística, além de acolhimento emocional e suporte às famílias. “Coloco-me à disposição para apresentar este projeto pessoalmente”, finaliza a empresária na carta.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !